Team SHINee BRSejam bem-vindos ao Team SHINee Brasil, sua fonte brasileira sobre o grupo sul-coreano SHINee!

Biografia: Kim Jonghyun

Sem Título-1

jonghyun

Sem Título-1

Nome: Kim Jonghyun (em Hangul: 김종현)
Nome Artístico: Jonghyun (em Hangul: 종현)
Apelidos: Bling Bling Jonghyun, Jjong, Jamong, Jonhyon, Puppy.
Nascimento: Hyehwa-dong, Seul, Coreia do Sul.
Data de Nascimento: 8 de Abril de 1990.
Signo: Áries
Altura: 171 cm. (atual)
Peso: 60 kg. (atual)
Tipo Sanguíneo: AB
Idiomas: Coreano e Japonês.
Posição: Vocalista Principal.
Família: Mãe, pai e noona (irmã mais velha).
Ensino: Seoul Music Institute, Chungwoon University e Myeongji University.

Jonghyun foi descoberto em 2005 durante o anual “S.M. Casting System” e treinou por três anos antes de estrear no SBS Inkigayo em 25 de Maio de 2008 como vocalista principal do boy group sul-coreano SHINee.

Antes mesmo de estrear como idol, Jonghyun já era ativo no meio musical. Durante a escola secundária, fazia parte de uma banda chamada “Zion“, e participou de vários eventos musicais de sua região com a mesma, ocupando a posição de baixista. Durante uma de suas apresentações, foi reconhecido por um olheiro de sua atual empresa (SM Entertainment) por conta de sua aparência.

Em 2008, colaborou com a cantora chinesa Zhang Liyin na canção “Wrongly Given Love“, que integra o álbum “I Will“. Em 2009, revelou seu talento para composição ao escrever “Juliette” para o álbum Romeo de seu grupo. Dando continuidade às suas colaborações para com o SHINee, escreveu “Obsession” e co-escreveu “Up & Down” para o álbum Lucifer, lançado em 2010. Em Novembro de mesmo ano, estreou no group-project SM The Ballad juntamente com Jay do TRAX, Kyuhyun do Super Junior e o rookie Jino, sob nome de sua empresa.

Em 26 de Outubro de 2010, Jonghyun revelou estar namorando com a atriz Shin Sekyung. O relacionamento teve fim após nove meses de união.

Em 2011, lançou sua primeira OST, intitulada “So Goodbye“, para o drama “City Hunter” da SBS. No mesmo ano, destacou-se no programa “Immortal Song 2“, no qual participou com seu colega de empresa Yesung (Super Junior).

Para Sherlock, quarto mini-álbum do grupo lançado em 2012, Jonghyun escreveu as canções “Alarm Clock” e “Honesty“, sendo a última citada escrita para agradecer aos seus fãs pelo apoio.

Durante 2013, compôs as músicas “Spoiler“, “Orgel“, “Dangerous“, “Selene 6.23“, “Better Off” e “Symptoms“, que integram os álbuns “Dream Girl — The Misconceptions Of You“, “Why So Serious? — The Misconceptions Of Me“, o repackage “The Misconceptions Of Us” e “Everybody“, respectivamente. Ainda no mesmo ano, lançou a OST “1 Out Of 100” para o drama “The King’s Dream“. Dando continuidade às suas atividades como compositor, compôs “Gloomy Clock” para a artista solo IU e “Red Candle” para a também artista solo Son Dam Bi, participando também da direção vocal.

Ainda em 2013, Jonghyun sofreu um acidente de carro, onde fraturou o nariz, ficando impossibilitado de participar das promoções de “Why So Serious?” devido à sua recuperação.

No início de 2014, estreou como DJ no programa de rádio noturno da MBC FM4U “Blue Night”, onde é fixo até os dias de hoje. Através do quadro “Blue Night Lyrics, That Man Composition“, onde lança composições de sua autoria com base em histórias enviadas pelos ouvintes, Jonghyun foi capaz de mostrar ainda mais seu talento como compositor, atraindo atenção e elogios para suas músicas. No mesmo ano, Jonghyun colaborou com seu colega de grupo Taemin em seu álbum de debut solo “ACE“, compondo a música “Pretty Boy“. Ao fim do ano, lançou sua terceira OST “She” para o drama “Birth Of a Beauty“.

Em 2015, Jonghyun debutou como artista solo com o mini-álbum “BASE“, sendo o primeiro lançamento da SM Entertainment naquele ano. O álbum teve como faixa-título a canção “Crazy (Guilty Pleasure)” de sua autoria, no entanto, a canção “데자-부 (Déjà-Boo)“, com participação de Zion.T, tornou-se a música principal durante as promoções solo de Jonghyun após receber atenção maior do público e atingir posições superiores à “Crazy” nos sites musicais da Coreia. Ainda durante suas promoções de BASE, Jonghyun ganhou 8 troféus nos programas musicais.

BASE” conta com oito faixas, sendo elas “데자-부 (Déjà-Boo)“, “Crazy (Guilty Pleasure)” com participação do rapper IRON, “할렐루야 (Hallelujah)” escrita por Wheesung, “Love Belt” com participação da cantora Younha, “NEON“, “일인극 (MONO-Drama)“, a faixa bônus “시간이 늦었어 (Beautiful Tonight)” lançada anteriormente em seu programa de rádio e “Fortune Cookie“, disponível somente na versão física do álbum. O álbum alcançou primeiro lugar no “Billboard World Albums” e no “Gaon Album Chart“.

Em Março de 2015, compôs a canção “Playboy” para o álbum “EXODUS” do grupo EXO e “No More” para o álbum “Simple Mind” da cantora Lim Kim. Para o álbum “Odd” do SHINee, Jonghyun compôs as canções “Odd Eye” e a faixa-título “View“, que recebeu atenção não somente nacional como também internacional, tendo seu MV eleito como vídeo de K-pop mais assistido mundialmente durante o mês de Maio de 2015.

A música “View” foi composta por Jonghyun e produzida pela LDN Noise, Adrian McKinnon e Ryan Jhun. Durante suas promoções, a canção alcançou primeiro lugar no “Gaon Weekly Singles“, segundo lugar no “Billboard World Digital“, entre outros, rendendo um total de 9 vitórias para o SHINee nos programas musicais da Coreia.

Jonghyun também contribuiu para o álbum repackage Married To The Music de seu grupo com a canção “Chocolate“, lançado em Agosto.

Ainda em 2015, lançou a OST “That Name” com seu colega de grupo Taemin para o drama “Who Are You: School 2015“. Em agosto, Jonghyun foi revelado para ser o primeiro artista da SM Entertainment a se apresentar na série de concertos solo “THE AGIT” de sua empresa, tendo seu concerto intitulado “THE STORY by JONGHYUN“. Inicialmente, foram programadas oito apresentações, porém devido aos ingressos esgotados em menos de dois minutos e à alta demanda dos fãs, mais quatro shows foram adicionados, totalizando doze apresentações solo no COEX Artium. Pouco antes do início da série de shows, Jonghyun lançou o álbum “The Collection: Story Op.1“, com músicas lançadas anteriormente no “Blue Night Lyrics, That Man Composition”.

O álbum “The Collection: Story Op.1” tem como faixa-título a canção “하루의 끝 (End Of a Day)” e conta com nove faixas de sua autoria, tais como “하루의 끝 (End Of a Day)“, “U & I“, “Like You“, “산하엽 (Diphylleia grayi)“, “Happy Birthday“, “미안해 (I’m Sorry)“, “02:34“, “그래도 되지 않아? (Fine)” e “내일쯤 (Maybe Tomorrow)“. “The Collection: Story Op.1” se classificou em terceiro lugar no “Gaon Weekly Albums Chart” e sétimo lugar no “Billboard World Albums“. O single não foi promovido em programas musicais.

Em Outubro, após receber grande reconhecimento como compositor, Jonghyun foi convidado pela Mnet para o novo programa que o canal estrearia, intitulado “Monthly Live Connection“, que afirmou não aceitar que o programa fosse estreado por outro artista, mas sim por Jonghyun. O objetivo do programa é compor músicas entre amigos através de uma conexão entre ambos. A primeira composição lançada por Jonghyun foi “엘리베이터 (Elevator)“, seguida de “가을이긴 한가 봐 (It Must Be Autumn)” com participação de Go Young Bae do SORAN e “애월 (Aewol)” com participação de Jung Joon Young.

Provando ainda mais de sua capacidade como artista, Jonghyun estreou como escritor, lançando seu primeiro livro intitulado “산하엽 – 흘러간, 놓아준 것들 (Skeleton Flower – Things That Have Been Set Free)“. O romance conta a história por trás das nove faixas que fazem parte do álbum “The Collection: Story Op.1“. Jonghyun escreveu o livro por dois anos.

Encerrando suas atividades de 2015 como artista solo, foi anunciado que Jonghyun tornaria a se apresentar na série de concertos “THE AGIT” com o encore de seu show “THE STORY by JONGHYUN (Epilogue)“, totalizando cinco apresentações no COEX Artium.

Em 2016, Jonghyun deu continuidade às suas atividades como compositor, colaborando novamente com seu colega de grupo Taemin, para quem escreveu a faixa “벌써 (Already)“, que está contida no primeiro full-album do cantor, ‘Press It‘. Em Março, Jonghyun teve uma nova composição lançada através do projeto STATION da SM Entertainment, que tem como objetivo lançar digitalmente parcerias musicais de seus artistas. A canção “한마디(Your Voice)” conta com a parceria do grupo Heritage, e Jonghyun julga ser uma parceria importante, já que um dos integrantes do grupo foi seu professor de música.

Dando continuidade à sua carreira como solista, lançou no dia 24 de Maio seu primeiro full album, intitulado “좋아(She Is)”, que conta com nove faixas escritas e compostas por ele mesmo, sendo elas: “좋아 (She is)”, “White T-Shirt”, “우주가 있어 (Orbit)”, “Moon”, “AURORA”, “Dress Up”, “Cocktail”, “RED” e “Suit Up”. O álbum se classificou em quarto lugar no gráfico “World Albuns” da Billboard e dominou as vendas do Hanteo e do Gaon, classificando-se em primeiro lugar por suas semanas consecutivas em ambos.

Jonghyun encerrou as promoções de “좋아 (She is)” no dia 19 de Junho no Inkigayo recebendo, ao longo de suas promoções, diversos elogios e críticas extremamente positivas sobre seu álbum; seja pelo seu talento inigualável para escrever músicas, ou pela ampla generalidade musical apresentada nesse álbum.

Sem Título-3

Biografia por: Mila › teamshineebr

© É PROIBIDO A RETIRADA DE CONTEÚDO SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS

Sem Título-1